domingo, maio 01, 2011

2º TEMA: SEXO: PREVENÇÃO,GRAVIDEZ E ABORTO!


MÉTODOS CONTRACEPTIVOS
Existem hoje 11 tipos de contraceptivos que permitem que qualquer pessoa faça sexo seguro evitando contágio de alguma DST ou eliminando riscos de engravidar. Desta forma derrubamos a desculpa de pessoas que abortam pois engravidaram “sem querer” . Conheça mais sobre os métodos:

ANEL VAGINAL

O anel vaginal é um método contraceptivo que segue basicamente os mesmos princípios da pílula anticoncepcional.Isso porque ele é introduzido na região vaginal, permanecendo ali por três semanas, retirado (momento que ocorre a menstruação) e substituído após uma semana de intervalo. Possui grande eficácia (de 99,6% a 99,8%), não oferece incômodo e tampouco atrapalha o ato sexual. 
Transparente, é feito de silicone bastante flexível, de diâmetro externo de 54 mm e espessura de 4 mm. Também aumentam o muco dessa região, dificultando a passagem dos espermatozóides.
 É contra-indicado a mulheres com problemas de varizes, epiléticas, hipertensas, diabéticas, obesas, imunodeprimidas, lactentes e acima do peso.
Importante:
Esse método não previne infecções por micro-organismos causadores de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). 

COITO INTERROMPIDO
Coito Interrompido é o método de contracepção que consiste em retirar o pênis da vagina antes da ejaculação para impedir a deposição de sêmen no interior da mesma. Mas é difícil saber o momento certo de retirar o pênis, uma pequena quantidade de esperma pode ser eliminada durante as carícias que antecedem a ejaculação por isso esse método NÃO É SEGURO.

DIU

Ele é um objeto feito de polietileno colocado, cirurgicamente, na cavidade uterina da mulher, a fim de evitar a concepção. Tal procedimento dura apenas alguns minutos, sendo necessária anestesia local.
Sua presença nessa região, debilita ou extermina os espermatozóides, e também evita que, mesmo que ocorra uma fecundação, o óvulo fecundado não se fixe ali. Sua eficácia varia entre 97 e 99,7% para cada um destes tipos, respectivamente. Além desta vantagem, o DIU é uma opção prática, já que não exige muita disciplina, como no caso de pílulas; é reversível e não interfere nas relações sexuais. Apesar de apresentar poucos efeitos colaterais, alguns podem surgir, como: dor pélvica, sangramentos irregulares nos primeiros meses após sua implantação, corrimentos, cólicas e aumento do fluxo menstrual.
Vale lembrar que o DIU não é eficaz na prevenção contra a AIDS e outras DSTs

METODO DE OVULAÇÃO BILLINGS (MOB)

O método de ovulação de Billings, ou MOB, é uma maneira comportamental e natural de prevenir a gravidez, já que se baseia em evitar relações sexuais em determinados períodos de cada ciclo menstrual, de acordo com a análise do muco cervical feminino; sem a utilização de métodos de barreira ou hormonais e, tampouco, intervenções cirúrgicas.A mulher tem sensações diferentes nas fases do ciclo menstrual, devendo ficar atenta a estes sinais. Logo após a menstruação, não há formação de muco na vagina. Entretanto, ele vai surgindo no decorrer dos dias. Primeiramente, em pouca quantidade e, depois, em maior quantidade e também mais espesso. Esses são os períodos próximos à ovulação: fase mais fértil do ciclo menstrual, que ocorre na metade desse período. Quando isso ocorre, ela tem uma sensação de umidade na região vaginal, é o muco. Ele tem a função de nutrir, proteger, selecionar e conduzir espermatozóides até as tubas uterinas. Assim, é nesta época em que contatos genitais não devem ser feitos, caso o casal não deseje ter filhos.

Existem mulheres cuja ovulação não é regulada e, ainda, aquelas que possuem problemas de saúde que podem desencadear no aumento do muco da vagina; este método tem entre 3 e 25% de falha.O Billings não é eficaz na prevenção contra a AIDS e outras DSTs.

 ANTICONCEPCIONAL

A mulher deve ingerir a primeira no início da menstruação, e continuar seu uso, sempre no mesmo horário, até o fim da cartela. Após este período, deve haver uma pausa de uma semana - ou quatro dias, no caso da cartela de 24 pílulas - retornando logo em seguida. A menstruação ocorre no intervalo entre uma cartela e outra. Se tratando de 28 pílulas, estas devem ser ingeridas sem intervalos entre cartelas sendo que, ao final de cada uma delas, a menstruação ocorre.
A pílula anticoncepcional não previne doenças sexualmente transmissíveis.

VASECTOMIA

É um procedimento cirúrgico realizado no homem com o intuito de impedir a circulação dos espermatozóides produzidos pelos testículos, após a cirurgia o homem quando chega ao orgasmo libera sêmen, mas sem espermatozóides. Encontra-se em bastante evidência nos últimos anos, pois é uma forma de controlar a natalidade sem a necessidade de a mulher passar por uma cirurgia para fazer laqueadura ou algo do gênero. Tendo em vista que a vasectomia é um método mais prático e rápido, tem como reverter o processo com uma nova cirurgia. O único problema enfrentado pela vasectomia é a falta de informação e o machismo.

 CAMISINHA FEMININA

A camisinha feminina, apesar de não ser tanto popular quanto a masculina, também é um método contraceptivo de barreira, prevenindo assim a contaminação pelo vírus da AIDS e outros micro-organismos causadores de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Feita de poliuretano, é mais resistente, menos espessa, inodora e hipoalergênica. Tem também como vantagem o fato de poder ser utilizada durante a menstruação; cobrir uma área maior, protegendo ainda mais a mulher; e a possibilidade de ser introduzida até oito horas antes da relação sexual. Levando em consideração o argumento de que colocar a camisinha masculina “corta o clima”, esta é uma grande vantagem que a feminina possui.  
Após a ejaculação, deve ser retirada. É indicado que se dê uma leve torcida no material, para evitar o vazamento do esperma; embrulhe e deposite no lixo. 

CAMISINHA MASCULINA

Também chamada de preservativo masculino ou condom, trata-se de um saquinho de látex fino que deve ser colocado no pênis ereto (duro) antes de qualquer contato sexual. Ele impede a passagem dos espermatozóides para o útero. A camisinha pode furar ou rasga caso esteja com a data de validade vencida, ou se for usada com lubrificantes a base de óleo (como a vaselina) ou se for colocada sem que sua ponta seja apertada. Nesse caso o ar que permanece dentro ajuda ela a estourar. Pode ser usada para prevenir doenças sexualmente transmissíveis na relação sexual,evitando o contato entre mucosa bucal, anal, pênis ou sêmen.
Após a ejaculação, deve ser retirada. É indicado que se dê uma leve torcida no material, para evitar o vazamento do esperma; embrulhe e deposite no lixo. 

 

DIAFRAGMA

 

O diafragma, um método anticoncepcional de barreira, é uma cúpula rasa feita de silicone (ou látex), com bordas firmes e flexíveis. Cobrindo o colo do útero, impede a passagem dos espermatozóides, evitando a fecundação.  Além de prevenir contra a gravidez, não tem efeitos hormonais, seu uso pode ser interrompido a qualquer momento, é relativamente fácil de ser usado, pode ser colocado em até seis horas antes da relação sexual, não é sentido pelo parceiro, e pode durar por até dois anos.

Alguns estudos preliminares afirmam que o diafragma pode diminuir a manifestação de doenças como a gonorréia, doença inflamatória pélvica aguda e câncer de colo de útero, este por evitar uma possível passagem do HPV para esta região. Porém, como a vulva e a parede vaginal não são protegidas, a camisinha se mostra, ainda, o único método anticoncepcional com alta eficácia de prevenção contra DSTs.

PÍLULA DO DIA SEGUINTE

 

A pílula do dia seguinte ou pílula de emergência é um contraceptivo utilizado por mulheres que tiveram relações sexuais sem qualquer tipo de proteção ou ainda por mulheres que tiveram sua proteção rompida. A pílula é tomada em dose única ou em duas doses, obedecendo a um intervalo de 12 horas entre a tomada da primeira pílula e a segunda. O efeito da pílula é eficaz, mas depende da rapidez com que é tomada. Nas primeiras 24 horas a pílula é eficaz em 95%, de 25 a 48 horas após a relação a eficácia da pílula cai para 85%. Após o período de 72 horas, a pílula de emergência não consegue mais atuar no organismo. A pílula deve ser utilizada apenas em situações de emergência, pois sua utilização contínua pode provocar dor de cabeça, vômito, náuseas e sangramento.

A pílula do dia seguinte não inibe a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis, sendo sua finalidade a inibição da ovulação somente.

TABELINHA

 

A tabelinha é um método que se baseia no cálculo dos dias em que provavelmente estará mais apta a engravidar, caso tenha relações sexuais desprotegidas. Assim, pode ser utilizada tanto para este fim quanto para a contracepção. A mulher geralmente está fértil no meio do ciclo menstrual, quando ocorre a ovulação. Para saber, com precisão, se seu ciclo é regulado e de quantos dias ele é; o ideal é anotar, durante seis meses, o dia do início de cada menstruação. Ao final, você deve contar o intervalo de dias entre o início de duas menstruações consecutivas. Estes correspondem ao seu ciclo menstrual.

Importante:
·        Uma vez que em adolescentes é muito raro haver a regularização do ciclo, este método  não deve se usado por eles.
·        Mulheres com ciclo menstrual desregulado não devem adotar este método.
·        Existem mulheres que podem engravidar fora do período fértil, mesmo durante a menstruação.
·        Alterações hormonais, emocionais, ou mesmo alimentares; podem alterar o ciclo menstrual

A tabelinha é bastante falha. É também válido lembrar que este método não previne a AIDS nem outras DSTs.

2 comentários:

  1. olá meninas adorei a pagina de voçês, me ajudaram muito pois eu tenho uma palestra pra fazer em na escola onde estudo com o tema "gravidez na adolescencia - que problema!" e adorei está pagina sobre os anticonsepcionais!! Valeuzão pela ajuda!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei todas as informações, estao bem explicadas.Tenho DIU faz dois anos e nao me arrependo de ter colocado. Se eu soubesse a alguns anos atraz que era tao simples de ser colocado e tao eficiente eu teria evitado uma gravidez sem planejamento.

    ResponderExcluir