domingo, maio 01, 2011

AIDS


   
É um conjunto de sintomas e sinais provocados pela infecção com o HIV que destrói o sistema imunológico e causa imunodeficiência. Entre os sintomas mais comuns estão: diarréia, vômito, gânglios inchados, “sapinho”, perda de peso acentuada, ou doenças graves como: sarcoma de Kaposi (um tipo de câncer que pode aparecer na pele em forma de manchas ou em outros órgãos como os pulmões) tuberculose, toxoplasmose, herpes etc.  Com o sistema imunológico em falha, as infecções podem se tornar muito mais graves do que normalmente.

Formas de transmissão:

Ø     Durante a relação sexual com o parceiro(a) infectado(a). A penetração na vagina ou no ânus sem camisinha é considerada uma prática de alto riso; já o sex oral sem preservativo é tido como de baixíssimo risco, desde que não haja ejaculação na boca.
Ø     Através do sangue contaminado(via transfusões ou derivados de sangue ou mesmo por agulhas infectadas).
Ø     Na gestação, parto ou amamentação, quando a mãe é soropositiva. O risco de transmissão da mãe para o filho diminui quando são tomadas todas as medidas recomendadas, antes, durante e depois do parto. Fazer o pré-natal é muito importante para toda mulher grávida.

Tratamento
O chamado coquetel (remédios diferentes que, juntos, bloqueiam a ação do HIV no organismo)
Prevenção
A prevenção para esta doença é mais simples do que pode parecer, apenas use camisinha sempre, e em outros casos, tomar cuidado com o contato com possíveis  agulhas contaminadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário