Diário particular

Esse é o espaço onde nós, as integrantes do GFC vamos desabafar, escrever nossos textos e dividir nossas opiniões com vocês, desse jeito vocês podem conhecem melhor cada uma de nós e nossas particularidades!

DUDA:
Oi pessoal!
Eu vim explicar melhor como e porque escolhemos nossos temas. O primeiro:Joga fora no lixo foi ideia da diretora da nossa escola pois o pátio fica nojento ao final do recreio, a esola vai montar uma partezinha de jardinagam e não queremos que ninguem mate as plantinhas por poluição. Também vamos instalar ainda esse mês nas salas de aula lixeiras de forma que a coleta do lixo seja seletiva e precisavamos educar os alunos.
O tema sexo foi uma ideia até minha pois ando preocupada com a infancia e junventude. Eu tenho observado que tudo anda muito explicito, eles estão se valorizando pouco. E já que não podemos impedir ninguém de transar a gente dá as dicas para que tudo de certo. Não escrevemos aqui mas discutimos na nossa reunião que não achamos que tenha uma idade certa mas sim um ponto de maturidade mental pois não há dedos sufiiente nem nas mãos de todas as meninas do GFC juntas que represente a quantidade de garotas que temos certaza que vão se arrepender da sua primeira vez um dia. Acreditamos que se você está madura para isso, você quer, você gosta do outro, esse outro te respeita e você tem juizo na cabeça. OK!!! O problema é quem não tem e não mede as consequencias.
Eu tenho um texto onde falo melhor sobre isso e muito mais coisas no meu blog particular se vocês quiserem acessar é o alldudaa.blogspot.com.
Beijos!


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

JuJu

Olá meninas, como teremos em breve um tema falando sobre o Álcool, resolvi escrever um texto sobre o Alcoolismo na adolescência, um problema que vem afetando cada vez mais nossa sociedade.

Hoje em dia, cresce cada vez mais o número de jovens e crianças que se tornam usuários de drogas. Infelizmente, tanto a sociedade quanto a mídia, não dão muita importância para uma das drogas mais perigosas, o álcool.

Esta droga entra em contato conosco desde pequenos, em festas e comemorações familiares, como Natal e Ano novo. Quem nunca brindou com champanhe e ao erguer a taça disse: - Saúde! O que pode ser considerado uma grande hipocrisia já que o alcoolismo é a terceira doença que mais mata no mundo, sendo responsável por 65% dos acidentes de carro e sendo o motivo de 70 % das prisões. 

Atualmente, 600 milhões de pessoas são alcoólatras. Só no Brasil, o número é de 18 a 20 milhões.

Mas o que é exatamente o alcoolismo? É uma doença progressiva, ou seja, que vai se intensificando com o tempo, e torna a pessoa completamente dependente da droga. O álcool é uma substância psicoativa (age diretamente no cérebro) e causa uma imediata mudança de comportamento. No primeiro momento, o indivíduo é tomado por coragem, desinibição e euforia, um dos fatores que torna o álcool tão procurado pelos jovens. Porém, se a pessoa continua ingerindo-o, ele dará sono e desânimo, provocando depressão.


Uma pesquisa realizada, em 2004, pelo CEBRID (Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas) mostra que 65,2% dos estudantes relataram uso do álcool em suas vidas; 44,3% - nos últimos 30 dias; 11,7% - uso freqüente, ou seja, seis ou mais vezes no mês; e 6,7% - uso pesado, isto é, 20 ou mais vezes no último mês. No Brasil, a média de idade de quem ingere álcool pela primeira vez é de 12,5 anos. 

Quanto mais jovem se começa a beber, mais cedo aparecem os problemas. Como o álcool é metabolizado no fígado, o uso excessivo da droga traz, como uma das principais doenças relacionadas com o alcoolismo, a cirrose hepática, podendo causar também pancreatite, gastrite, diabete (80 % dos casos de diabete do tipo 2 é encontrada em alcoólatras), câncer, impotência sexual masculina e feminina, infertilidade, doenças cardiovasculares, amnésias nos períodos de embriaguez, síndrome alcoólica fetal (mulheres grávidas ao beber, podem lesar a criança diretamente no útero, causando muitas vezes retardo mental, ou outras doenças ao feto)

Mas o que leva as pessoas ao alcoolismo?

Muitos médicos acreditam que a doença pode ser genética, outros que o uso do álcool está relacionado com fatores sociais e familiares (os adolescentes são inclinados a imitar aos pais, aos ídolos ou bebem para se encaixar em um grupo social, muitas vezes, influenciados por amigos). Apesar do álcool ser proibido para menores de 18 anos, é uma bebida de fácil acesso e barata, o que facilita muito seu uso.


Os danos causados pelo alcoolismo não são apenas físicos. Conforme a doença vai se tornando mais séria, acaba afetando a vida escolar do adolescente, provocando mudanças de comportamento, violência, exclusão, problemas com a família, tornando-o uma pessoa depressiva.

O que fazer quando a doença te leva ao “fundo do poço”? Há tratamento para o alcoolismo?


É importante lembrar que o primeiro passo para o alcoólatra é admitir a sua doença. O apoio da família, principalmente em casos com crianças e adolescentes é muito importante. Muitas pessoas se tornam alcoólatras por problemas familiares, além do agravante de que milhares de crianças e adolescentes convivem com um parente alcoólatra, o que pode acarretar  problemas emocionais ou psiquiátricos.


Nos dias de hoje, já existem milhares de instituições, grupos e irmandades que acolhem estes alcoólicos, e os ajuda. Uma das irmandades mais conhecidas é os Alcoólicos Anônimos (AA), que cresce cada vez mais, estando em 192 países do mundo.

Os AA surgiram, em 1935, nos EUA, quando Bil W., um corretor de imóveis e o médico Bob se encontraram e conversaram seus problemas com o alcoolismo. No Brasil, foi criado no dia 5 de setembro de 1947.


Esta irmandade recebe homens, mulheres, adultos e crianças, não tendo nenhum vínculo com nenhuma instituição, nem religião, sendo auto-suficientes. Os AA têm como objetivo o auto-conhecimento, a aceitação da doença da impotência do paciente perante o álcool. A meta é manter-se sóbrio um dia de cada vez.

Felizmente, a procura por ajuda nesta irmandade vem aumentando e esta, por sua vez, vem salvando milhares de vidas. Por outro lado, o aumento desta procura, significa que cresce cada vez mais o número de alcoólatras no mundo. 

Com bases nestas informações, percebemos que o álcool é uma droga como qualquer outra e que muitas vezes é a porta para o contato com entorpecentes. Para podermos evitar que o alcoolismo cresça e destrua a vida de mais adolescentes, crianças e adultos é importante que haja uma grande mudança sócio-cultural em relação à permissividade da sociedade com o álcool, ou seja , que as pessoas vejam que o álcool é perigoso. Um grande exemplo de aceitação do álcool pela sociedade é a publicidade, os comerciais de bebidas, que sempre relacionam o uso desta droga com coisas boas, incentivando o seu uso. Devemos investir também na educação, as escolas devem fazer debates sobre o assunto, e conscientizar seus alunos sobre os perigos do álcool. O consumo da desta droga é um problema de saúde pública que afeta toda a sociedade. É da alçada do governo elaborar estratégias que protejam a sociedade dos problemas relacionados ao consumo de álcool, e assim evitar muitas mortes relacionadas ao alcoolismo.